quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saber aceitar

Aceita ??
Já faz um tempo que estou tentando escrever um texto (e lançar uma idéia) sobre essa não tão simples palavra e que tenho notado o quanto é importante em nossas vidas. Claro que essa palavra vem acompanhada de outras, como por exemplo, o bom e velho discernimento entre outras, mas andei notando algumas coisas bacanas.
Conforme diz o dicionário Priberam (eu vi no site), as definições são: admitir, estar conforme com, receber o que é oferecido, receber de bom grado. O que nem sempre é tão simples como parece. . .

Receber dinheiro é fácil? Opa, eu quero, aceito de bom grado, é claro. Nem sempre, vai saber as intenções de quem está dando dinheiro, e se for propina? Aí não pode aceitar. Flores, ah, as mulheres gostam de receber flores, se for uma premiação, do marido ou do namorado, é lindo, mas do chefe não pode, é assédio (risos). Bombom era bom aceitar, hoje em dia não pode mais aceitar também, engorda. Convite quase dispensa comentários, se o convite não for pra casamento ou convite profissional (alguns ainda assim são duvidosos), a primeira coisa é dizer não ao convite. Se for pra jantar vira caso de policia.

Mas não me refiro apenas às coisas relacionadas a homem e mulher, hoje tudo é complicado de aceitar, outras são praticamente impossíveis de aceitar, e agora vem a parte que pego pesado (risos).

Aceitar correção. Hum, peguei pesado. Quem aceita ser corrigido? Quem aceita ser criticado? Não há conversa, não há argumentação, as pessoas não aceitam e ponto final. É onde entraria outras palavras como citado anteriormente, exemplo o discernimento, de ouvir e ver que a correção vem para agregar crescimento direto e imediato para a própria vida, mas outras coisas são aceitas sem o menor problema.

A sociedade, por exemplo, aceita com ótimo agrado a verdadeira guerra e caos que vivemos no trânsito, mas não aceita se unir e fazer algo para mudar. Sim o termo é este, aceitar mesmo, porque está de conformidade com a situação, pouco faz para mudar, poucos fazem, mas a maioria aceita de bom grado sim, desde que o sujeito que morreu no acidente ao lado não risque o carro dele. Aceitam o número absurdo de mortes diárias no trânsito, mas não admite que precisa mudar, “que mudem os outros, comigo está tudo bem” é o que dizem.

Pouco tempo atrás os bancos fizeram greve. Corrija-me seu eu estiver errado e sim aceito de muito bom grado, mas os bancários fizeram greve porque desejavam melhorias no atendimento aos clientes, principalmente aos aposentados. Ah não foi isso? Era o que, o salário deles que estava ruim? É tá certo, salário no Brasil é baixíssimo, isso não podemos aceitar, mas que se dane o resto da população que também ganha pouco, e devido aos bancos em greve, não puderam pagar em dia as contas, e aí o limite estourou de novo.

O Brasil aceita o atual estado político, a vergonha que está instalada neste cenário  (faz tempo)  e aceita sim senhor e senhora, porque o mais comum de se ouvir é que “é assim mesmo, não tem jeito, não adianta fazer nada!”. Porque é exatamente o que eles querem que pensemos, daí não muda nada e eles continuam lá. Mas o convite para darmos as mãos, e fazer uma sociedade melhor para todos, ah não, dá trabalho isso, obrigado, mas deixa pra lá.

Faltou apenas a ultima definição do dicionário sobre aceitar: OBRIGAR-SE A PAGAR!

Aceitou? Agora paga. . .

2 comentários:

  1. Reinaldoooooooooooooo
    que graça, que sutileza no uso das palavras. Parabéns!
    Tenho uma pequena participação, não é?
    Cidinha

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professora, claro que teve participação sim e importante, aprendi a melhorar meus textos com suas aulas, fico mto agradecido, um forte abraço! ^^

    ResponderExcluir